Hatha Yoga

 

A tradução de “Yoga”, com origem no Sânscrito “Yuj”, significa união. União entre Atma (Alma individual) e Paramatma (Alma Suprema). Na realidade o objectivo de qualquer um dos ramos principais de yoga (raja-yoga, karma-yoga, jnana-yoga, bhakti-yoga e hatha-yoga) é precisamente a união da consciência individual com a consciência universal. A diferença está apenas no caminho ou na forma para o atingir.

 

Na tradução de Hatha Yoga, “ha” significa sol e “tha” significa lua, ou seja, significa a busca do equilíbrio entre as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram no Ser Humano e em todas as coisas. O Sol, princípio masculino, representa o céu, a luz e atividade. A Lua, princípio feminino representa a terra, a passividade, escuridão, e absorção.

Hatha Yoga é um dos ramos principais do yoga e inside mais no trabalho do corpo através da prática de ásanas (posturas psicofisicas), pranayama (técnicas respiratórias), shatkarmas (técnicas destinadas a limpeza e purificação das mucosas do nosso corpo), mudras (gestos ou símbolos feitos com as mãos ou com o corpo) e meditação.

Defenir o hatha yoga como o “yoga do corpo” pelo facto de incluir práticas do corpo, torna-se muito redutor, pois o hatha yoga tradicional como é afirmado no hatha yoga pradipicka “é somente um meio para a realização do Raja Yoga”, ou seja, para a realização de um estado de consciência superior, ou samadhi.

As escolas de Yoga mais divulgadas no ocidente, Iyengar Yoga, Sivananda Yoga, Bikram Yoga e Hot Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga, Anusara Yoga, Yoga Integral, Kundalini Yoga, Satyananda Yoga etc… usam métodos que derivam do Hatha Yoga. Todos estes diferentes métodos se concentram em aspectos específicos. Enquanto o Iyengar Yoga se focaliza essencialmente no alinhamento correto do asana, concentração nas ações internas e permanência, o Ashtanga Vinyasa Yoga procura mais o fortalecimento corporal através da prática de uma sequência fixa de movimentos executados de forma dinâmica. Na realidade não existe um método ou escola de hatha yoga melhor que o outro, existe sim um método apropriado ás necessidades de cada pessoa.

As aulas de Hatha Yoga 

 

As aulas de Hatha Yoga Tradicional, são compostas por várias técnicas de yoga. Começam com técnicas de respiração (pranayama), seguindo depois para posturas físicas (asana), com prática simultânea de bandhas (contracções neuromusculares) e mudras (gestos sagrados), finalizando com relaxamento e meditação.

 

As aulas têm uma duração:
de 60 minutos e deverá ter em conta os seguintes aspectos:

Não usar pulseiras, colares ou brincos.
Usar roupa apropriada á prática de yoga.
Fazer a prática descalça ou com meias antiderrapantes.
Se quiser, trazer o seu próprio tapete de yoga.
Não comer antes da prática (o mínimo duas horas antes).
Não tomar banho logo após a aula.

 

Aulas com Prof. Patrícia Neves e Prof. Almir de Carvalho