Yoga Flow

 

Movimento, fluidez e energia

É uma prática dinâmica, fluída e energética. É focada nos 7 chakras. Em cada aula vamos explorar asanas (posturas) para desbloquear e harmonizar o chakra que estamos a trabalhar. Permanecemos no asana com algumas respirações profundas e passamos para a seguinte postura com um vinyasa, ou seja com uma sequência dinâmica, o que vai trazer movimento à prática.

 

Iniciamos, sempre com surya namaskar (sequência da saudação ao sol) para activar e despertar o corpo. Entoamos o mantra correspondente ao chakra e avançamos para os asanas, com o vinyasa de uma postura para a outra. Antes de terminar damos atenção à nossa respiração com o pranayama (técnicas de respiração) E terminamos com yoga nidra (técnicas de relaxamento).

Por quê focar a prática nos chakras?

Os chakras são centros energéticos e existem 7 principais que estão distribuídos ao longo da coluna. Quando os chakras estão desbloqueados e equilibrados, sentido-nos bem, com energia e saúde. Ao contrário se estiverem bloqueados, vamos perdendo vitalidade e começam a surgem problemas físicos e psicológicos. Como os chakras estão interligados, se um deles está bloqueado vai acabar por afectar os restantes.

 

Um dos objectivos desta prática, é tomar consciência destes centros energéticos, e com a ajuda de asanas específicos ir desbloqueando e harmonizando cada um deles. Cada aula vamos explorar um chakra, entender o seu significado e mensagem no corpo.

Começamos por trabalhar o 1º chakra: Muladhara (raiz);
seguindo para o 2º chakra: Svadisthana (sexual);
depois o 3º chakra: Manipura (emoções);
passamos para o 4º chakra: Anahata (coração);
e chegamos ao 5º chakra: Vishuddha (expressão);
depois o 6º chakra: Ajna (intuição);
e terminamos no 7º chakra: Sahasrara (universo).

 

 

Professora Daniela Cosme