Yogaterapia

“Yogaterapia é o método de manter e promover a saúde.
Ela surgiu como uma bênção divina exactamente para democratizar a saúde, para atender , albergar e ajudar os que sofrem.

 

O Yogaterapeuta não trata. Treina o individuo para que seja ele a administrar a sua própria vida, e por si mesmo em si mesmo, conquiste e mantenha em tesouro chamado saúde.
O propósito é gerar e manter saúde.”

Auto perfeição com Hatha Yoga – Hermógenes

 

O paciente participa integral e activamente no processo, comprometendo-se a fazer a sua prática regular em casa (podem ser 10 a 15 min), surgindo uma progressão e acompanhamento com o yogaterapeuta.
Cada consulta compõe-se por asanas (posturas), pranayamas  (métodos respiratórios), relaxamento e meditação que são sempre adaptados ao individuo em questão.

 

Existe uma primeira consulta de avaliação e preparação para as restantes sessões que podem ser de 45 a 60 min.
O número de sessões será acordado entre paciente e yogaterapeuta, sendo que nas primeiras consultas poderá haver necessidade de haver acompanhamento semanal. Após esse período de adaptação, as consultas serão mais espaçadas.

 

A Yogaterapia já é utilizada no Brasil, India, E.U.A, Inglaterra, auxiliando em vários problemas de saúde como stress, ansiedade e depressão, patologias respiratórias (asma, bronquite…),hipertensão, dores de costas entre outros.
Em Portugal a progressão da yogaterapia tem sido lenta, sendo uma terapia holística integrada, os resultados não dependem de fármacos, apenas de trabalho de um para um, integrando o paciente no processo.

 

Yogaterapeuta Patrícia Neves